Novidades

Burj Khalifa, maior prédio do mundo, é quase três vezes mais alto que o maior edifício do Brasil

Com mais de 828 metros de altura e 163 andares, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo. Além do papel que exerce como ponto turístico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o empreendimento é um marco arquitetônico e um símbolo de poder. Inaugurado em 2010, o edifício inspira engenheiros, atrai turistas e é visto como referencial para outras construções. 

Quem já passou por Balneário Camboriú, por exemplo, deve ficar deslumbrado com a estatura dos prédios da cidade. A região é conhecida no país inteiro pela quantidade de arranha-céus. Não é para menos. Sete dos 10 empreendimentos mais altos do Brasil – construídos ou em construção – estão localizados lá, de acordo com o site The Skyscraper Center. 

Com previsão de inauguração para dezembro, o One Tower, primeiro colocado na lista, é um arranha-céu que, de acordo com o projeto arquitetônico, terá mais de 290 metros de altura quando for concluído. Isso o certificará como o edifício residencial mais alto da América Latina. Completando o top 3, dois estão na cidade de Itapema (SC). Apenas um foi construído fora do estado de Santa Catarina e fica em Goiânia.

Mesmo com essa altura, nem o One Tower, nem nenhum prédio do Brasil está entre os maiores do mundo. De acordo com levantamento do Council on Tall Buildings and Urban Habitat, o 100º prédio mais alto do mundo é o LCT The Sharp Residential Tower B, localizado em Busan, na China, com 333.1 metros de altura e 85 andares. Apesar do tamanho impressionante, ele não chega nem perto do Burj Khalifa. 

História do Burj Khalifa

A construção do Burj Khalifa (“Torre Khalifa”, em tradução livre) começou em 2004 e o projeto inteiro custou cerca de 1,5 bilhão de dólares. A ideia partiu de uma decisão do próprio governo de diversificar a economia local, até então totalmente baseada em Petróleo, além de fortalecer a imagem do país em âmbito internacional.

O nome do prédio é uma homenagem ao líder de Abu Dhabi e ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa ibn Zayed Al Nahyan. Com o design inspirado em uma flor do deserto chamada “Spider Lily”, o Burj Khalifa abriga escritórios, residências de luxo, restaurantes, mirantes, restaurantes e até instalações de saúde.

Os 57 elevadores, quatro piscinas e dois decks de observação ajudam na denominação frequente recebida pelo prédio de “cidade vertical”. Não à toa, ele também é reconhecido por deter alguns outros recordes relacionados à sua estrutura física, como o deck de observação ao ar livre mais alto do mundo, o elevador de serviço mais alto do mundo e o piso ocupado mais alto do mundo.

O mirante localizado a 555 metros de altura, no 148º andar, permite que o público tenha uma visão da cidade inteira em formato de miniatura. Mas, além do tamanho, o prédio também se destaca pelo luxo. O design do hotel de 160 quartos e suítes localizado no prédio, por exemplo, têm a assinatura do estilista Giorgio Armani.

Também com o estilo desenhado por Armani, os apartamentos residenciais oferecem diferenciais como concierge, serviço de quarto 24 horas, serviço de limpeza, biblioteca, spa, academia e piscina.

Fonte: Abrainc