Novidades

Mercado imobiliário residencial registra aumento na procura e nas vendas de imóveis no 4º trimestre de 2023

Empresários do mercado imobiliário acreditam que Minha Casa, Minha Vida (MCMV) impulsionou o setor no último trimestre de 2023.

O segmento foi o maior responsável por alta na procura e nas vendas de imóveis no período, de acordo com Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, realizado pela ABRAINC em parceria com a Deloitte que também ganhou destaque no Estadão

O estudo, que ouviu 44 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2024, mostra que os executivos atribuem ao MCMV o desempenho positivo no final do ano passado. Ao conceder uma nota de 0 a 3 para classificar a participação do MCMV na procura por imóveis, a média foi de 2,22. Já em relação a venda de imóveis, a nota foi de 2,57. 

Ambas as notas caracterizariam um aumento.

O segmento de Médio e Alto Padrão (MAP), por outro lado, apresenta um momento de estabilidade na perspectiva dos empresários entrevistados. O indicador apontou uma nota de 1,97 na procura por imóveis do segmento e de 2,03 na venda de imóveis qualificados como MAP. 

Perspectiva do setor para 2024

O Indicador também perguntou aos empresários quais são as expectativas deles para 2024. Diante da perspectiva de queda da Selic, o setor acredita na consolidação do MCMV como um estímulo para a melhora do mercado. A nota geral atribuída às expectativas para vendas está em 2,37 para o 1º tri de 2024 e 2,64 para os próximos 12 meses. 

Fonte: Abrainc